9 de abr. de 2012

Mais uma vez, uma polêmica envolvendo torcida de vôlei e um jogador.

Até quando essas pelêmicas envolvendo jogadores e torcida de voleibol vai continuar? 
Mais uma vez, vemos essa situação acontecendo num esporte, que sempre foi visto, como um esporte onde as torcidas se respeitavam e respeitavam o jogador acima de tudo. 
Um esporte bem família. Mas que a cada dia que se passa, fica cada vez mais parecido com o futebol, onde as torcidas não respeitam ninguém, e sempre há ofensas, e o mais grave tudo, há mortes entre torcidas adversárias.
Já tivemos o caso de homofobia, sofrido pelo meio-de-rede do Vôlei Futuro Michael, que foi xingado de "bicha"  toda vez que pegava na bola, pela torcida do Sada/Cruzeiro. Depois tivemos o caso em que as cubanas Herrera e Daymi, do Usiminas/Minas, foram chamadas de "negras de merda, voltem para Cuba", pela torcida do Rio do Sul. Em seguida, foi a vez de Wallace do Sada/Cruzeiro, ser chamado de "macaco, volte para o zoológio", por uma torcedora do Vivo/Minas. 
E o mais novo caso aconteceu neste sábado, envolvendo alguns torcedores do Sada/Cruzeiro, e o meio-de-rede do Vivo/Minas Henrique. 


Como foi relatado pelo blog "amantes do esporte" torcedores celestes afirmaram que foram ameaçados pelo jogador do Minas, na tarde de sábado, dia 07/04 após a partida entre Minas x Sada. Segundo relatos, os torcedores estavam num carro, e o jogador Henrique, que estava acompanhado de sua esposa e seu filho, estava supostamente num restaurante, e um destes torcedores disse que foi ameçado pelo atleta com uma cadeira, por apenas ter gritado "Cruzeiro", disse ainda que gravou essa cena, e colocou no youtube, porém este vídeo não foi encontrado.


E o jogador se defendeu das acusações da seguinte maneira: "A torcedora (a garota do vídeo) disse que gritou Zêro? Pois bem, várias testemunhas a ouviram gritar repetidas vezes 'Henrique Martin! Henrique Martin! Henrique Martin!' Enquanto ela gritava, me olhava com um sorriso sarcástico. Fui ao encontro dessa torcedora, dizendo que eles são uma 'torcidinha' mesmo e que não sabiam respeitar minha esposa e meu filho fora do meu local de trabalho. Pedi que se retirassem e voltei para a mesa. Quando me aproximei, peguei sim a cadeira para me defender, pois estava sendo ofendido publicamente por 4 pessoas. Depois que voltei para a mesa, um torcedor que estava no banco de trás do carro saiu, e continuou com as ofensas. Eu, pedindo respeito fora do meu ambiente de trabalho, solicitei também que se retirassem ou chamaria a polícia pela agressão. Eles continuaram parados no local, atrapalhando o trânsito e causando aborrecimento e transtorno para minha família, para não falar do constrangimento. Já está tudo registrado por minha parte, com depoimentos de testemunhas e tudo. A pessoa que está me acusando, identificada pelo perfil aqui exposto, será procurada e vai responder legalmente" disse Henrique.


Essas coisas só mancham o nosso voleibol, e cada vez mais, o faz ficar parecido com o futebol. 
Todos nós sabemos, que as torcidas de voleibol são apaixonadas pelos seus times, e fazem de tudo por eles, mas devemos pensar nas consequencias de nossos atos, e devemos lembrar, que os outros times e torcidas são apenas nossos adversários e não inimigos.
Mais uma vez, eu venho alertar as pessoas, de que devemos torcer com respeito, sem ofender ninguém, e que fora do seu ambiente de trabalho, são pessoas como nós. São pessoas que merecem ser respeitadas não importa oque elas fazem. 
Acredito que se houvesse punições para essas coisas, conseguiremos evitar que novos casos desses se repitam, mas para isso, as pessoas que comandam nosso voleibol devem se manifestar e tomar providências, mas nada disso terá efeito, se as pessoas não mudarem sua conduta. 
Espero sinceramente que esses episódios acabem, e que nosso voleibol volte a ser um esporte onde o respeito entre torcidas e o respeito da torcida para com os jogadores (as) esteja em primeiro lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário