10 de abr. de 2012

Entrevista com o Felipe Banderó, Oposto do Torno Callipo-ITA

Hoje vamos entrevistar um jogador que não é muito conhecido no Brasil, o oposto Felipe, que joga no Tonno Callipo-ITA
Vamos conhecer um pouco mais deste jovem jogador.



Nome: Felipe Airton Banderó
Posição: Oposto
Data de nascimento: 12/06/1988
Naturalidade: Cuiabá-MT
Último clube no Brasil: Esporte Clube Banespa (SP)
Clube Atual: Tonno Callipo-ITA
Títulos: Campeão sul-americano juvenil em 2006






1- O que te fez se interessar a praticar voleibol?
Felipe: Eu comecei a jogar voleibol porque tinha meu irmão mais velho que já praticava a modalidade. Outro motivo era porque meu pais trabalhavam muito e alguma coisa eu tinha que fazer.


2- Com quantos anos, você começou a jogar voleibol?
Felipe: Comecei a praticar e acompanhar a modalidade com 11 anos.


3- Quem te incentivou a jogar voleibol? 
Felipe: Meu pai me incentivou muito, ele queria que eu estudasse, mas eu preferi sempre o esporte. Ele me falou um dia: Se você quer jogar eu vou te incentivar, mas você vai ter que fazer de tudo pra ser o melhor. Vai ter que querer ser o melhor. Essa é uma das frases que eu não me esqueço até hoje.


4- No Brasil, quais equipes você defendeu?
Felipe: Defendi as categoria de base quando ainda era Banespa/Mastercard, depois passou a ser Santander/São Bernardo. Defendi o São Bernardo de 2005/2009, Vôlei Futuro de 2009/2010, São Caetano/ Tamoyo de 2010/2011,   Volta redonda. 2011/2012 ( Até dezembro atuei pela equipe), e cheguei em dezembro 2011 para o Tonno Callipo ITA


5- Como é jogar no voleibol italiano?
Felipe: É um prazer imenso estar vivendo uma oportunidade dessa com a idade que eu tenho. Tenho  23 anos e estar jogando no meio dos melhores do mundo, não tem uma palavra que defina isso. Claro que no Brasil a superliga tambem e lotada de ídolos. Mas e um prazer imenso em jogar contra jogadores que eu nem conhecia como Raphael levantador de Trento.


6- Quais as diferenças entre o voleibol brasileiro para o voleibol italiano?
Felipe: Como os 2 mercados são os melhores do mundo a diferença e muito pouca. O mercado brasileiro se treina muito mais até porque o campeonato e mais curto e mais acirrado. O campeonato e muito dificil aqui, mesmo voce jogando com a equipe que agora se encontra no ultimo lugar se der bobera perdi. Hoje a diferença do 11 e do 9 e do um ponto somente. Entao se der bobeira fica pra traz.


7- Sua adaptação ao voleibol italiano foi fácil?
Felipe: Minha adaptaçao aqui no começo foi um pouco dificil, porque se treina muito pouco, faz pouca musculação. Nas 2 primeiras semanas que eu cheguei tava fazendo muito frio e no Brasil tinha acabado de começar o Verão. Outra coisa que foi um pouco dificil foi a adaptaçao com a bola, no Brasil jogamos com a penalty aqui é a molten. Uma bola mais pesada, de mais dificil adaptaçao, mas pensava que seria pior. Agora me sinto praticamente um italiano. rs






8- Quais dificuldades você enfrentou quando chegou na Itália?
Felipe: O frio, isso foi uma das coisas que eu sofri um pouco quando cheguei. Senti muita falta dos meus amigos que fiz em Volta redonda, dos companheiros com quem joguei, e claro da familia que eu não pode visitar antem de viajar..


9- Defendeu outras equipes italianas antes de chegar ao Tonno Callipo?
Felipe: Não, essa é a primeira equipe italiana que atuo.


10- Você jogou nas seleções de base. Sonha em jogar na seleção principal?
Felipe: Joguei sim, fui cortado na seleçao do mundia de 2005. No ano de 2006 eu denfendi a seleçao de base no sul-americano e 2007 no campeonato mundial. Como todo jogador temos sonhos, e esses sonhos são defender a nossa pátria. Sonho muito com uma seleçao brasileiro e creio que se quero chegar lá tenho que treinar muito para chegar ao nível dos jogadores.


11- Qual o jogador em que você se espelha?
Felipe: Eu me espelho muito em um ex-jogador que agora comanda a nossa seleçao que é o Bernardinho. Eu tenho um carinho muito grande e tambem é um cara que eu me espelho, como jogador e como pessoa é o Fillipi Ferraz do Sada/Cruzeiro


12- Tem muitos fãs ai na Itália?
Felipe: A cidade aqui e muito pequena, então todo mundo conhece a gente. É mais ou menos como o Vôlei Futuro, entao sai pra tomar café sempre tem um torcedor que senta na mesa e conversa.


13- Tem o objetivo de disputar as Olimpíadas de 2016?
Felipe: Olha 2016 atulamente é uma coisa muito precoce. A seleçao brasileira está bem servida de jogadores e creio que esse ciclo olimpico já esta fechado.


14- Qual o seu maior sonho?
Felipe: É ser um otimo lider de familia e cada dia ser uma pessoas melhor.


O Felipe deixou um recado aos seus fãs:
Só tenho a agradecer o incentivo que recebemos de todas essas pessoas que acompanham nosso trabalho e nosso dia-a-dia. E muito importante ter essse apoio, e saber como estamos jogando onde devemos melhorar. E muito bom e importante ter voces por perto. Um grande abraço.


Agradeço por nos ter atendido. Tenha muito sucesso ai na Itália, e queremos te ver jogar aqui no Brasil. E que você e sua equipe façam uma boa caminhada, e conquistem muitos títulos. Beijos
Gostaria de agradecer a oportunidade dessa entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário