14 de jan. de 2013

Unilever vence o rival Sollys/Nestlé e fecha o turno na liderança da Superliga



A Unilever é a nova líder da Superliga feminina de vôlei. O time do técnico Bernardinho venceu nesta sexta-feira (11), no ginásio do Maracanãzinho, no Rio, o Sollys/Nestlé por 3 a 2 (18/25, 25/21, 25/23, 14/25, 15/8), em 2h11, no maior clássico do vôlei brasileiro. Emocionante do início ao fim, a partida foi acompanhada por 4.200 torcedores, o maior público da competição até o momento.  
Nove campeãs olímpicas entre Pequim/2008 e Londres/2012 estiveram em quadra: Fabi, Valeskinha, Fofão e Natália pela Unilever e Sheilla, Jaqueline, Thaísa, Adenízia e Fernanda Garay pelo Sollys. Essa foi a oitava vitória da equipe carioca no turno, que chegou aos mesmos 22 pontos do Praia Clube, de Uberlândia (MG). Mas o time do Rio leva vantagem no número de vitórias: 8 a 7. 
Fofão, capitã e levantadora da Unilever, foi eleita a melhor jogadora em quadra, recebendo o troféu VivaVôlei da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). A maior pontuadora do jogo, no entanto, foi Fernanda Garay, de Osasco, com 24 pontos. Pelo lado carioca, a canadense Sarah Pavan foi o destaque com 22 acertos, sendo 20 de ataque. "Estou muito feliz, não só pelo resultado, mas pela brilhante partida que as duas equipes fizeram, digna de final. É isso que dá vontade de jogar", disse Fofão. 
Igualmente feliz estava a jovem Gabi, de 18 anos, que substituiu a americana Logan Tom a partir do segundo set, ajudando o time carioca a se recuperar. "O Bernardo sempre diz que preciso levar alegria para a equipe quando entro em quadra. E foi exatamente isso que fiz hoje", desabafou ela. 
Bernardinho também comemorou a vitória, mas lembrou que o time precisa evoluir. "Ainda estamos oscilando durante o jogo. O resultado foi importante, mas não nos garante nada. Precisamos trabalhar mais", analisou o treinador. 
Natália, que pela primeira vez enfrentou o seu ex-time, ressaltou o equilíbrio do confronto e a presença do torcedor da Unilever. " Se fosse um 3 a 0 para qualquer um dos lados, o resultado seria atípico. O placar refletiu bem como deve ser um confronto entre Rio e Osasco. Particularmente, gostei da presença maciça da torcida, que saiu de casa numa sexta-feira à noite para nos prestigiar", afirmou a ponteira. 
A Unilever foi para o jogo com a levantadora Fofão, as ponteiras Natália e Logan Tom, as meios-de-rede Valeskinha e Juciely, a oposta Sarah Pavan e a líbero Fabi. Entraram Bruna, Roberta, Gabi e Régis. O Sollys começou com a levantadora Fabíola, as ponteiras Jaqueline e Fernanda Garay, as meios-de-rede Thaísa e Adenízia, a oposta Sheilla e a líbero Camila Brait. Entraram: Gabi, Ivna e Karine.




O jogo 

O primeiro set começou equilibrado com as equipes se alternando no placar. Mas foi a Unilever que fechou o primeiro tempo técnico com um ponto de bloqueio de Valeskinha, barrando ataque de Adenízia: 8 a 7. Com as opostas Sarah Pavan e Sheilla virando as bolas, o jogo seguiu equilibrado. Mas com erros de recepção da Unilever, o Sollys fechou o segundo tempo técnico por 16 a 14 e logo abriu para 19 a 15, com bloqueio de Adenízia. A Unilever continuou instável e Osasco fechou o set em 25 a 18. 
Osasco chegou rapidamente na frente no primeiro tempo técnico: 8 a 4. Com Gabi no lugar de Logan Tom, as cariocas esboçaram reação, mas o time paulista abriu 11 a 6. A Unilever não se abateu e, forçando o saque, conseguiu quebrar adversária. Assim, com 6 pontos seguidos, empatou o set e passou na frente: 12 a 11. Com dois pontos de bloqueio de Valeskinha o Rio abriu: 18 a 15. Mais eficiente no ataque, principalmente com Gabi e Sarah, o time carioca fez 25 a 21.
No terceiro set o Sollys abriu 4 a 1. A situação então se inverteu e, com um bloqueio de Juciely, o Rio empatou: 6 a 6. Mas foram as paulista que fecharam o primeiro tempo técnico: 8 a 7. O jogo seguiu equilibrado até 10 a 10, quanto as cariocas fizeram 4 pontos seguidos: 14 a 10. Com uma largada de Sarah Pavan, a Unilever marcou 16 a 12. Com Karine e Ivna no lugar de Fabíola e Sheilla, o time paulista encostou: 17 a 16. E com o passe instável, a Unilever permitiu o empate: 19 a 19. O jogo seguiu equilibrado e, com mais um ataque de Sarah Pavan, as cariocas fecharam o set em 25 a 23. 
O quarto set começou como o terceiro: Osasco, 4 a 1. Novamente com Sheilla e Fabíola em quadra, o time paulista logo fechou o primeiro tempo técnico: 8 a 2. A Unilever esboçou reação, mas Osasco seguiu na frente e avançou firme para finalizar o segundo tempo técnico: 16 a 9. Nada mudou. Com Fernanda Garay virando as bolas, Osasco continuou no comando, fechando a parcial: 25 a 14.
A Unilever entrou mais concentrada no tie-break e abriu 4 a 1, com um ponto de bloqueio de Sarah Pavan. Manteve-se à frente e, depois de um rali, Natália colocou a bola no chão: 8 a 5. Foi quando Fabi tomou conta do jogo, defendendo tudo. Numa largada de manchete no fundo da quadra adversária, a libero fez 11 a 5. Embalada pela torcida e mais vibrante, a equipe de Bernardinho fechou o set decisivo, com um ataque de Gabi: 15 a 8, conquistando o título simbólico do primeiro turno.
Com o resultado desta sexta-feira, a Unilever ampliou a sua vantagem em vitórias contra Osasco na Superliga: 38 a 30. As equipes decidiram as últimas oito edições da Superliga e se enfrentam desde 1997. 
O próximo compromisso da Unilever na Superliga é na terça-feira (15), às 19h30, contra o São Caetano, pela primeira rodada do segundo turno da competição. O jogo será na casa do adversário, no ginásio Lauro Gomes. No primeiro turno, a Unilever venceu por 3 a 0, no Tijuca Tênis Clube, no Rio. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário