14 de jan. de 2013

Mão pesada: Lucão, Natália e Herrera são eleitos os pancadões da Superliga


O Esporte Espetacular analisou a cortada dos atletas da competição de vôlei e chegou a conclusão que esses três têm as pancadas mais forte da liga

Eles são rápidos, tem a mão pesada, batem forte e deixam os braços dos adversários doloridos. Não, eles não praticam nenhuma luta. Eles batem muito, na bola. Eles são os ‘pancadões’ da Superliga de Vôlei. Entre os homens, Lucão, do Rio de Janeiro, foi eleito o que tem a munheca mais pesada. Já no feminino, teve empate entre Herrera, do Praia Clube, e Natália, do Rio de Janeiro. Para chegar aos campeões, o Esporte Espetacular ouviu treinadores, atletas e até um cientista.
O título da mão mais poderosa da competição foi disputado entre os 317 de atletas, dos doze times no masculino e dez no feminino.
O físico Renato Cardoso, da Universidade Federal Fluminense, foi convocado para avaliar os ataques da primeira fase do campeonato. Ele mediu a altura da bola no instante da cortada, a distância percorrida pela bola até bater na quadra e o tempo que levou para tocar o chão.Levou-se em conta ainda o peso da bola, 270 g.




Depois de ver, rever e fazer muitas contas, a conclusão foi: Natália sobe e bate na bola a uma altura de 2,80 m, com velocidade média de 96 km/h e a bola percorre 9 m até tocar o chão. Já Herrera bate a uma altura um pouco maior, 2,90 m, mas velocidade média é a mesma e o alcance da bola também. Empate!
- Na cortada, tanto a Natália quanto a Herrera aplicaram a força de 357 Newton. Bem pesado, é um soco desgraçado – explicou o físico.
Isso significa que a pancada delas chega a 35 kg!
A líbero Arlene, do clube de Herrera, sabe bem a potência do ataque da companheira de time.
- Bato bola com ela e de vez em quando saio com o braço roxo.
E qual é a motivação para Natália bater tão forte assim?
- Vou matar uma do outro lado (risos). É isso que tento fazer – brincou Natália.
No masculino, o técnico Bernardinho diz que é preciso ter força e controle.
- É preciso que você combine as duas coisas, aí, realmente, você tem uma combinação explosiva.
Após muitas análises, o cientista apresentou os números do grande campeão, Lucão: sobre 3,30 m, faz a bola chegar a uma velocidade média de 101 km/h em 6 m até o solo. Uma pancada dele chega a 43 kg. O que fazer diante de um jogador como esse?
- Aí, meu amigo, é só rezar e proteger os dedos para não perder nada – brinca o levantador Bruninho.

Fonte: Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário